Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vidros Mágicos

 Ontem na Aula de Conforto ambiental , tivemos que fazer uma sinopse de algumas revistas com matérias super interessantes ! Ameii a Aula Normaa : ). Bom mas uma matéria da revista FINESTRA em especial me chamou a atenção  AS JANELAS INTELIGENTES . Elas acabam com a mesmice  das janelas de vidros .São vidros eletrocrômicos “eletro”- eletricidade “crômico”-alteração de cor, simm é isso mesmo , os vidros mudam de cor através de uma carga elétrica,  passando de quase transparente para azul-escuro. As colorações obtidas com os vidros eletrocrômicos, quando ativados, são azul, verde, amarelo, vermelho e cinza que podem ser reguladas para permitir vários níveis de visibilidade. Elas não são uma tecnologia "8 ou 80" como os cristais líquidos.

Cristais Líquidos

Janelas Inteligentes
Simulação: Saint

Vista do interior do apartamento testado durante um dia nublado.
As janelas eletrocrômicas estão no seu estado transparente sob condições de luz difusa 


Com a entrada do sol, as janelas são automaticamente 
ativadas e ficam coloridas

Essas mudanças de coloração, através da polarização e dependendo do filme eletrocrômico utilizado, filtrarão de maneira seletiva a radiação solar, podendo atenuar o ingresso de raios infravermelhos na edificação. Estes representam cerca de 52% do total da radiação solar, cuja entrada no interior da edificação é altamente indesejável no verão e, por vezes, desejável no inverno. Se for necessário ou adequado o ingresso da radiação infravermelha no inverno, a janela deve permanecer no estado despolarizado e, portanto, incolor e transparente.

Quando é desligada, uma janela eletrocrômica 
permanece transparente



Quando está ligada, uma pequena voltagem de eletricidade deixa a janela eletrocrômica translúcida

A janela eletrocrômica inteligente só precisa de energia para a mudança inicial na opacidade. Manter uma sombra especial não exige voltagem constante Vale lembrar que os vidros eletrocrômicos possuem memória. Isso significa que com a aplicação de um a cinco volts obtém-se a mudança de coloração; para descolorir o vidro basta inverter a polaridade dos eletrodos. O tempo de memória implica o período em que o vidro eletrocrômico permanece colorido depois de cessada a aplicação de voltagem. Pode ser muito longo, atingindo de 12 a 24 horas, o que é conveniente para as fachadas, pois o sistema pode permanecer ativado durante o período do dia que se fizer necessário. Você pode ter uma casa cheia de janelas eletrocrômicas por aproximadamente o mesmo valor gasto com uma única lâmpada de 75 watts.

Fontes:
Artigo de Rosana Caram,
Eduvaldo Sichieri e Agnieszka Pawlicka
Publicado originalmente em FINESTRA
Edição 35 Dezembro de 2003


Estudos sobre o desempenho de vidros eletrocrômicos têm sido realizados pelo Instituto de Química da USP (IQSC), em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Eesc/USP, em São Carlos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário